Aprenda a ouvir seu corpo no treinamento
Treinamento

Aprenda a ouvir seu corpo no treinamento

Às vezes, gostamos de correr um pouco demais e quando provavelmente não deveríamos. Aprenda a ouvir o que seu corpo está lhe dizendo.

Às vezes, gostamos de correr um pouco demais e quando provavelmente não deveríamos. Aprenda a ouvir o que seu corpo está lhe dizendo.

Não há dúvida sobre isso; os corredores adoram correr. Às vezes, embora gostemos de correr um pouco demais e quando provavelmente não deveríamos. Aprender a ouvir o seu corpo é uma habilidade extremamente importante, mas é uma das mais difíceis de dominar e geralmente requer anos de prática e experiência.

O corpo humano é extremamente eficiente em dar sinais ou indicações de que você precisa desacelerar e descansar. É perfeitamente normal sentir-se cansado e ter dores ou dores estranhos durante o treino; no entanto, se estes sinais persistirem durante vários dias ou mais, é altura de prestar atenção ao que o seu corpo está a dizer. Recuar quando seu corpo manda não significa falta de firmeza. Diz que você é inteligente o suficiente para perceber os limites de sua capacidade física. Aqui estão algumas dicas para ajudá-lo a dominar essa importante habilidade de ouvir seu corpo.

Não seja um escravo da sua agenda

Os corredores costumam ser criaturas altamente motivadas e disciplinadas, que gostam de seguir seu cronograma de treinamento à risca. Porém, vale lembrar que um cronograma de treinamento é sempre uma diretriz e não deve ser imutável.

Aprenda a ser flexível e a tomar decisões sensatas e racionais sobre o seu treinamento.

Aprenda a ser flexível e a tomar decisões sensatas e racionais sobre o seu treinamento. Você precisa enterrar esse desejo de arar independentemente de quando estiver se sentindo mal ou carregando uma pequena coisinha. Certamente não é um sinal de fraqueza tirar alguns dias extras fáceis se você precisar deles. Lembre-se de que um bom cronograma de treinamento está em constante evolução.

Aprenda a correr 'pelado'!

Estamos falando metaforicamente aqui! Muitos corredores se permitem ser comandados por satélites no céu através de seu relógio GPS, em vez de correr para sentir o interior.

O problema de correr em um ritmo pré-determinado é que existem inúmeras variáveis ​​que podem impedi-lo de conseguir isso. Por exemplo, as condições meteorológicas, o seu estado nutricional e de hidratação e o seu nível de fadiga. Uma ou duas vezes por semana, tente se livrar do GPS e tente correr para "sentir". Se você estiver se sentindo cansado, corra em um ritmo lento, sem forçar. Se você se sentir bem, empurre um pouco mais e aproveite a sensação.

O sistema de semáforo

Uma boa maneira de monitorar como você está se sentindo é manter um diário de treinamento e usar um sistema de 'semáforo'. Coloque um ponto verde nos dias em que você se sente muito bem treinando. Use um ponto laranja para os dias em que se sentir bem e um ponto vermelho para os dias em que se sentir muito cansado ou esgotado. Se você tiver três ou mais pontos vermelhos consecutivos, deve descansar alguns dias e revisar seu treinamento. Ao usar o sistema de semáforos, é importante ser honesto consigo mesmo, pois ele foi projetado para evitar lesões e excesso de treinamento, além de identificar quando seu programa de treinamento está funcionando como deveria.

Acompanhe a sua frequência cardíaca em repouso

Medir sua freqüência cardíaca em repouso diariamente é uma maneira útil de garantir que você está se recuperando de forma eficaz e não em excesso. Também pode ser um bom indicador de doença iminente. A melhor maneira de fazer isso é medir sua frequência cardíaca (medida em batimentos por minuto), quando você acorda pela manhã, antes de sair da cama.

Se sua freqüência cardíaca em repouso for 5 batimentos mais rápida do que o normal, isso pode indicar que você não está totalmente recuperado da última corrida.

Depois de estabelecer sua medição de linha de base, o que levará alguns dias, você deve ficar atento a quaisquer variações significativas. Se sua freqüência cardíaca em repouso for 5 batimentos mais rápida do que o normal, isso pode indicar que você não está totalmente recuperado de sua última corrida ou treino e que deve considerar um dia de treino tranquilo. Se a freqüência cardíaca em repouso for 10 batimentos ou mais acima do normal, é recomendável que você tire pelo menos um dia de descanso completo porque seu corpo está claramente sob pressão fisiológica aumentada.

Isso pode indicar que você corre o risco de treinar em excesso ou que seu sistema imunológico está ocupado lutando contra doenças ou infecções.

Lembre-se de que as coisas geralmente acontecem por um motivo. Se você está ferido, doente ou apenas constantemente cansado, seu corpo pode estar apenas tentando lhe dizer algo. A melhor maneira de pensar sobre isso é treinar de forma mais inteligente, não mais difícil!