10 coisas que você precisa saber para seu evento de caminhada

10 coisas que você precisa saber para seu evento de caminhada

Tênis de Corrida

Pronto para levar sua caminhada para o próximo nível e se inscrever para um evento de caminhada? Certifique-se de estar totalmente preparado com nosso guia prático.

Como qualquer outro desafio esportivo, a caminhada como atividade física definitivamente não deve ser subestimada. É muito fácil pensar que é uma opção mais fácil do que correr, por exemplo. Mas definitivamente não é o caso, pois esta lista de dicas sobre como se preparar para um evento é destaque.

1. Calcule a distância com antecedência

O treinamento adequado é necessário, principalmente para longas distâncias. Você pode se preparar para lesões de longa duração se não levar isso em consideração. O treinamento eficaz ajuda a prevenir lesões desnecessárias e garante que você permaneça ativo após o evento. Quanto mais longo o evento, mais preparação você precisa. Consistência também é fundamental. Acostume-se com sua distância. Por exemplo, em uma caminhada de 5 km (3,1 milhas), pelo menos 45 minutos de treinamento cinco dias por semana deve lhe dar o condicionamento correto.

2. Prepare-se sabiamente

Esteja preparado e tenha em mente que a preparação na noite anterior a um evento prepara você perfeitamente no dia seguinte. Não cometa o erro de pensar que um evento de caminhada é mais fácil do que um evento de corrida. Um pouco de planejamento deve garantir que você chegue a tempo para fazer o check-in e fazer os preparativos finais, mas não tão cedo a ponto de ficar parado por muito tempo. Não se apresse em calçar os calçados e dê alguns passos para verificar o conforto. Observe qualquer alteração tardia na rota, mudanças no clima e certifique-se de ter tempo para ir ao banheiro e considerar as posições dos pontos de verificação.

3. Conheça sua rota

Certifique-se de obter uma descrição de rota adequada, planejando seu evento da melhor maneira possível. Estudar um mapa ou caminhar por trechos-chave antes ajudará a ter uma ideia do que está por vir, não menos sobre o terreno, observando quando você pode desacelerar ou se preparar para trechos mais difíceis. Você também terá uma ideia de onde precisa ter mais cuidado – especialmente se estiver fazendo um evento noturno – se já estiver familiarizado com um curso. Talvez identifique pontos de referência reconhecíveis também.

4. Concentre-se na técnica

Questões como boa postura são fundamentais e, sem isso, você pode sofrer lesões evitáveis. Concentre-se à frente em vez de no chão, com a cabeça e o peito para cima, os ombros para baixo em vez de curvados, para trás e relaxados e com o queixo nivelado. Balance os braços da frente para trás, não mais alto do que o esterno, ao invés de de um lado para o outro e cruzando o corpo. Tente manter os braços em um ângulo ligeiramente inferior a 90 graus, não muito vigoroso, com as mãos suavemente em concha.

Pensar em como você anda ao se preparar para um evento evitará problemas no dia!

5. Roupa confortável

O que você veste deve ser confortável. A decisão final pode ser deixada para o dia, dependendo das condições e do tempo, mas faça as malas para todas as possibilidades. A hora do dia e a estação influenciam. Não se trata apenas do seu top, shorts e chapéus – escolha suas meias com cuidado, tendo em mente o acolchoamento extra ou opções sem costura com acolchoamento extra no calcanhar, reduzindo o risco de bolhas e feridas. Evite materiais próximos à pele que não absorvem o suor. Mudar para meias secas no meio do caminho pode ajudar. E isso nos leva a …

6. O calçado certo

Nunca recorra ao uso de sapatos novos comprados especialmente para um evento, por mais tentado por esses anúncios. Aí está o caminho para bolhas dolorosas e outros problemas, possivelmente de longo prazo. A melhor opção é optar por calçados nem muito velhos nem muito novos. Sapatos de caminhada velhos podem não absorver choques e ser duros para as pernas e costas. Se você comprou sapatos novos, certifique-se de experimentá-los por pelo menos cinco horas em diferentes caminhadas, antes de entrar na linha de largada.

7. Equipamento essencial

A lista de equipamentos fornecida para eventos é extremamente importante, portanto, não tente economizar (nunca é uma boa ideia!). Pense em coberturas à prova d’água para quaisquer mapas que você possa carregar e, para os caminhantes noturnos, certifique-se de ter algo para ler quando o dia começar a anoitecer e depois. Alguns eventos podem sugerir uma mochila, novamente devidamente impermeabilizada, com qualquer roupa sobressalente, bebidas e alimentos necessários no trajeto. Tenha cuidado com a forma como o embala – poupará tempo.

8. Coma sabiamente

Opte por opções ricas em nutrientes, como várias frutas e vegetais, grãos inteiros e produtos de proteína magra – antes e durante o evento. Lanches açucarados, por exemplo, podem prejudicar os níveis de energia. Dito isso, você precisa comer uma quantidade enorme para repor a energia que está gastando. Coma e beba bastante e com freqüência, principalmente alimentos ricos em energia. Coma a comida fornecida nos postos de controle / lanches, mesmo se você não tiver muito apetite, e não fique tentado a apressar-se sem comer apenas para economizar alguns minutos.

9. Levando líquidos a bordo

Leve a desidratação a sério para evitar cãibras musculares, dores de cabeça, tonturas ou tonturas. Mesmo em temperaturas médias, mas principalmente em climas quentes, você pode perder muito com o suor. Se não for substituído continuamente, você pode se sentir sem energia. Beba em todas as oportunidades – nos postos de controle e mantendo sua garrafa de água cheia. O corpo também perde sal quando você transpira, aumentando a chance de cãibras. Isso pode ser evitado comendo alimentos salgados, enquanto um comprimido de sal ou um pouco de sal dissolvido em água pode dar um alívio quase instantâneo.

10. Avalie sua dor

Um pouco de dor no dia pode não significar necessariamente que seu evento ou sessão de treinamento acabou, mas é importante avaliar essa dor e descartar se é devido à sua técnica ou nível de condicionamento, ajustando a técnica de acordo, se necessário. Nas caminhadas mais longas, a psicologia também pode interferir, principalmente em como você se motiva a percorrer o próximo quilômetro ou mais. Ouvir música ou terminar o evento com um amigo pode ajudá-lo a se manter motivado. Pense em sua lista de reprodução com antecedência e certifique-se de que ela seja tão longa quanto a caminhada para evitar o tédio da música.

E lembre-se, deve ser sobre diversão, assimilar a atmosfera e uma sensação de realização.

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