Como as mulheres podem prevenir lesões mamárias durante a prática de exercícios
Corrida Feminina

Como as mulheres podem prevenir lesões mamárias durante a prática de exercícios

Corredoras correm o risco de lesões nos seios, então o sutiã esportivo correto é uma necessidade absoluta.

Corredoras correm o risco de lesões nos seios, então o sutiã esportivo correto é uma necessidade absoluta.

Corredoras do sexo feminino correm o risco de lesões nos seios, além de outras lesões causadas por eles. Sem o sutiã esportivo correto, os seios podem causar lesões no pescoço e nas costas, ou os próprios seios podem ser danificados por traumas repetitivos.

Em que consiste o seio?

Os seios são compostos principalmente de tecido adiposo, glândulas mamárias e músculos. O músculo é profundo, por isso não pode ajudar muito no apoio ao seio. O suporte deve vir de um sutiã de suporte adequado.

Os ligamentos de Coopers ajudam a manter os seios erguidos. Essas são faixas finas entrelaçadas no seio e não são muito fortes. Se os seios não forem apoiados adequadamente, o salto repetitivo da corrida pode esticar os ligamentos permanentemente.

As principais lesões que afetam os seios são:

  • Trauma repetitivo causado por movimento e saltos constantes durante o exercício

  • Golpe direto na mama causando uma contusão

  • Problemas nos mamilos (mamilo do corredor ou lesão por fricção)

Lesão por trauma repetitivo

Atividades contínuas, como correr, fazem com que os seios se movam para cima e para baixo e de um lado para o outro. Isso não só causa dor resultante do trauma do movimento excessivo, mas também resulta no alongamento permanente dos ligamentos de Coopers, resultando em seios caídos.

As mulheres podem sentir dor nos seios ao correr, independentemente do seu tamanho, mas os seios que não estão devidamente apoiados podem causar tensão e distensão na parte superior das costas e no pescoço, especialmente em mulheres com seios maiores. O excesso de peso na frente pode significar que os músculos das costas têm que trabalhar mais para manter os ombros na posição correta. Esses músculos eventualmente ficarão fracos e esticados, causando dores nas costas e pescoço.

O que você pode fazer a respeito?

  • Use o sutiã esportivo correto. Isso deve dar suporte e impedir o movimento vertical, bem como o movimento de um lado para o outro.

  • A queda do peito é irreversível, portanto, prevenir é melhor do que remediar.

  • Para dores nas costas, tente manter a postura correta com os ombros para trás. Além disso, uma massagem esportiva regular é uma ótima maneira de reduzir a tensão nos músculos.

Lesões mamárias resultantes de trauma direto

O trauma direto pode ocorrer ao ser atingido por uma bola, raquete ou até mesmo por um oponente ao correr ou praticar um esporte. Pode ocorrer uma contusão (sangramento dentro do músculo ou da mama).

O que você pode fazer a respeito?

  • Aplique gelo e apoie a área.

  • Ocasionalmente, se a lesão for grave, você pode precisar consultar um médico que aspirará a lesão (drene o líquido com uma agulha).

  • Usando o sutiã esportivo correto.

  • Em alguns esportes, como artes marciais, um sutiã de plástico pode ser usado por cima.

Mamilo de jogger

Esta é uma condição dolorosa que, na verdade, é uma queimadura de fricção causada pela fricção constante de uma camiseta ou vestimenta externa no mamilo. É mais provável que se desenvolva em climas frios e úmidos.

O que você pode fazer a respeito?

  • Proteja a lesão de novos traumas e deixe-a cicatrizar. Isso não deve demorar muito.

  • Mais uma vez, é melhor prevenir do que remediar. O sutiã esportivo correto pode ajudar, assim como aplicar vaselina nos mamilos ou cobri-los com fita de óxido de zinco antes de correr.

Um bom sutiã esportivo deve ter copas completas para evitar o movimento dos seios em todas as direções. Também deve ter alças largas e não elásticas. Todos os fechos devem ser cobertos para evitar atrito contra o corpo.