Como se recuperar de uma má corrida
Treinamento

Como se recuperar de uma má corrida

Nem toda corrida sai conforme o planejado, então como você pode superar sua má corrida e garantir que seu próximo evento de corrida corra sem problemas?

Nem toda corrida sai conforme o planejado, então como você pode superar sua má corrida e garantir que seu próximo evento de corrida corra sem problemas?

Nem toda corrida sai conforme o planejado, então como você pode superar sua má corrida e garantir que seu próximo evento de corrida corra sem problemas?

Todos nós já passamos por isso. Você treina por meses, faz o taper corretamente e chega ao dia da corrida em ótimas condições. Você se sente bem na linha de largada e sai com entusiasmo. No entanto, algumas horas depois você sente que está mancando ao longo da linha de chegada, sete minutos fora do seu tempo estimado, sentindo-se irritado e abatido com o que acabou de acontecer. Pode ser um conto familiar e desanimador também, então aqui estão algumas das estratégias que você pode usar para ajudá-lo a se recuperar de uma corrida ruim.

1. Coloque seu desempenho em contexto

Uma das primeiras coisas que você precisa fazer é colocar as coisas firmemente no contexto. Sim, a corrida não foi tão bem quanto você esperava e não, você não chegou nem perto do PB (PR) que estava procurando. Mas você ultrapassou a linha de chegada quando não estava se sentindo bem, então dê a si mesmo algum crédito por isso. Você também queimou uma tonelada de calorias e sabe que está em boa forma para correr (mesmo que seu tempo não fizesse justiça ao seu condicionamento). Tirar os aspectos positivos do esporte, mesmo quando parece um negativo gigante, é uma das etapas preliminares mais importantes para se recuperar de uma experiência ruim. Lembre-se de ser gentil consigo mesmo e, em vez de se concentrar nas coisas negativas, pense cuidadosamente sobre o que pode ter dado errado.

2. Examine sua preparação para a corrida

É importante descobrir por que você teve uma corrida tão ruim, então uma das primeiras coisas a fazer é examinar suas estratégias de nutrição e hidratação. Você comeu o café da manhã ou carboidratos o suficiente na preparação para a corrida? O que você bebeu durante a corrida? Foi o suficiente ou discordou de você de alguma forma? Você dormiu o suficiente na noite anterior? Mesmo que você tenha se sentido bem no início, talvez o cansaço tenha contribuído para sua fadiga e incapacidade de atingir seu nível normal. Você errou no ritmo de corrida ao ser pego no momento e disparar rápido demais?

Aprender com os erros é uma grande parte da corrida, assim como conhecer seu corpo e controlar como ele se comporta em determinadas situações. Quando você pode identificar claramente uma fraqueza, isso lhe dá algo para construir e melhorar. Às vezes, um desempenho ruim pode ser o resultado de um pequeno erro e, quando você percebe isso, é fácil consertar e seguir em frente.

Mas lembre-se também que às vezes um desempenho decepcionante pode ser resultado de circunstâncias fora do seu controle (clima, condições, incidentes durante a corrida, etc.), então racionalize isso e siga em frente.

3. Tente algo Novo

Mesmo que não haja nenhuma evidência em termos de identificação de um motivo específico pelo qual você fez uma corrida ruim, pode ser uma boa ideia pensar em fazer uma ou duas mudanças. O velho ditado sobre fazer o que você sempre fez e conseguir o que sempre conseguiu é particularmente verdadeiro no que diz respeito à corrida. Os corredores são criaturas de hábitos e uma das alegrias do esporte é saber que, se você seguir um plano meticulosamente, ele o levará aonde você precisa. Dito isso, há momentos em que certo tipo de preparação simplesmente não funciona para você.

Se você é um corredor que continua se preparando de uma certa maneira e experimentando os mesmos resultados decepcionantes, a mudança pode ser a resposta. Isso pode significar qualquer coisa, desde tentar rotas diferentes em suas corridas regulares até transformar fundamentalmente sua abordagem de treinamento. Você decide qual será a mudança, mas não tenha medo de fazer as coisas de maneira diferente. Sempre há uma razão ou várias delas para o desempenho ruim e às vezes essas razões exigirão apenas uma pequena alteração e às vezes uma mudança radical de abordagem.

4. Pesquisa e aconselhamento

Conversar com outros corredores e compartilhar suas experiências pode ser extremamente informativo e reconfortante. Você descobrirá rapidamente que outras pessoas sofreram exatamente as mesmas experiências que você. Isso pode ser qualquer coisa, desde uma série de corridas de treinamento ruins (todos nós as tivemos) a uma espetacular decepção em uma grande corrida. Aprender com os erros e reações dos outros é uma pesquisa extra brilhante que você pode fazer facilmente. Que tal conversar com alguém em seu próximo treino?

Sim, saia com um colega de corrida assim que puder e comece a apagar a memória de uma corrida ruim substituindo-a por uma experiência positiva. Provavelmente será extremamente frustrante que você possa produzir uma corrida de treinamento incrível poucos dias depois de uma corrida chocante, mas pelo menos será um lembrete de como você realmente é um bom corredor.

5. Faça algumas perguntas difíceis após a corrida

Uma frase que se esconde regularmente no fundo da mente de um corredor são expectativas irreais. Seja honesto após uma corrida decepcionante e pergunte se uma meia maratona de 90 minutos foi realista. Você tem mostrado esse tipo de forma nos treinos ou nunca foi realmente possível? Corridas ruins podem, na verdade, ser apenas uma corrida boa vista através do filtro de expectativas irrealistas. Se for esse o caso, mude seus alvos. Redefina seus objetivos e concentre-se no que é alcançável.

Por exemplo, em vez de se esforçar para uma maratona que não é realista agora, que tal voltar a correr meias maratonas mais rápidas por um tempo? Isso fará com que você se sinta bem com a corrida novamente e também ajudará a longo prazo, para alcançar aquele tempo original da maratona.

Se, no entanto, depois de analisar tudo, você concluir que sua meta é alcançável, talvez tudo que você precise fazer seja ajustar certos aspectos de sua corrida e você chegará lá. Lembre-se, porém, de que a honestidade é definitivamente necessária neste caso.