Correndo com música - os prós e contras
Inspiração e Motivação

Correndo com música - os prós e contras

Não tem certeza se correr com música é uma coisa boa ou ruim? Confira os prós e os contras de correr com música e decida se é adequado para o seu treinamento.

Não tem certeza se correr com música é uma coisa boa ou ruim? Confira os prós e os contras de correr com música e decida se é adequado para o seu treinamento.

Não tem certeza se correr com música é uma coisa boa ou ruim? Confira os prós e os contras de tocar música e veja se treinar com algumas delas é certo para você.

Quando se trata de corrida, a música é obrigatória ou você é um purista que prefere se deixar levar pelos próprios pensamentos? Parece que correr com a música divide opiniões; Ou você ama ou você odeia. Na verdade, os psicólogos do esporte diferenciam entre corredores que são 'associadores' - pessoas que preferem se concentrar internamente durante uma corrida, e 'dissociadores' - pessoas que preferem distrações para esquecer o que estão passando. Então, se você é um amante ou odiador de música, quais são os prós e os contras de tocar música?

Prós de correr com música:

A pesquisa mostrou que existe uma interação muito complexa entre sua mente e seu corpo quando se trata de música e desempenho esportivo. Claro que a música não pode afetar diretamente o seu desempenho, mas é através da influência do seu estado mental que a música pode melhorar o desempenho físico. Existem várias maneiras de a música fazer isso:

  • Melhore o seu humor: o esforço físico pode muitas vezes ter um efeito negativo no seu humor (se doer, você ficará mal-humorado!), Portanto, ouvir música pode fazer você se sentir mais feliz!

  • Dissociação: Durante exercícios de intensidade baixa a moderada, a música pode distraí-lo das sensações de esforço e fadiga.

  • Excitação: A música pode alterar sua excitação emocional e fisiológica. É por isso que tantos atletas usam a música como parte de sua rotina de pré-desempenho para se "psicologicamente".

  • Resposta ao ritmo: Há fortes evidências que sugerem que a sincronização do movimento com a música leva a uma maior resistência e eficiência do movimento.

Então, qual música é a melhor e como você escolhe uma lista de reprodução para apresentações? O professor Andy Lane, psicólogo esportivo da Universidade de Wolverhampton, sugere que há cinco fatores que você pode considerar: andamento, gênero, letras, quaisquer memórias que a música possa desencadear e a compilação das faixas. Geralmente as melodias que estão em ritmo acelerado com letras motivadoras que desencadeiam emoções positivas são as melhores. Desculpe Damien Rice!

Contras de correr com música:

  • Correr com fones de ouvido pode ser perigoso, principalmente se o volume estiver muito alto e menos consciente do ambiente ao seu redor. Você não pode ouvir outros pedestres, ciclistas ou tráfego.

  • Ouvir música pode impedir que você se sintonize com os sons que fornecem feedback valioso enquanto você corre, como respiração e pisadas. Quer você tenha consciência disso ou não, esses sons o ajudam a avaliar seus níveis de esforço.

  • Vale a pena considerar que fones de ouvido geralmente são proibidos em corridas com percursos de corrida que cruzam estradas e estão abertos ao tráfego. Essas corridas consideram o uso de dispositivos pessoais de música um risco à saúde e à segurança e o uso de um deles resultará na desqualificação. Em algumas corridas, como a Maratona de Londres, por exemplo, os fones de ouvido não são proibidos porque o percurso da corrida está fechado ao tráfego e, portanto, é considerado seguro. Se você costuma correr com música, provavelmente é melhor verificar as regras e regulamentos ao entrar em uma corrida.

  • Uma das belezas da corrida é que ela pode ser um esporte fantasticamente social. Correr com música impede que você tenha os benefícios sociais que correr com parceiros de treinamento pode trazer.