O que devemos e o que não devemos fazer em correr uma maratona
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O que devemos e o que não devemos fazer em correr uma maratona

Uma maratona é um desafio difícil, mas correr uma é possível. Aqui está um guia prático para o que fazer e o que não fazer ao correr uma maratona.

Uma maratona é um desafio difícil, mas correr uma é possível. Aqui está um guia prático para o que fazer e o que não fazer ao correr uma maratona.

Uma maratona é um desafio difícil, mas correr 42 km ou mais de 42 km é possível com o treinamento, preparação e aplicação certos. Este é o nosso guia prático para o que fazer e não fazer ao correr uma maratona.

O jeito de correr uma maratona

  • Seja positivo . É uma das regras mais simples, mas a positividade não deve ser subestimada. Você fez seu treinamento, esteja determinado a terminar.

  • Relaxe bem nas últimas semanas . Prepare-se para o seu descanso. É melhor ir para a corrida com pouco treinamento do que com excesso de treinamento. Se você não treinou, pode contar com a adrenalina do dia da corrida para ajudá-lo a encontrar energia em algum lugar. Se você treinou demais, uma vez que você foi, você foi!

  • Verifique seu equipamento com cuidado . Prepare-o com bastante antecedência, mesmo alguns dias antes da corrida. Isso garante que você não se esqueça de nada e que tenha tempo suficiente para pegar tudo o que está faltando.

  • Faça uma corrida suave um dia antes da corrida . Sair e fazer alguns quilômetros (talvez não mais que 5k) não vai esgotar suas reservas de energia e vai aliviar qualquer tensão ou apreensão pré-corrida que você possa estar tendo.

  • Arranje um bom livro para ler na noite antes da corrida ou na manhã da corrida. Isso fará com que sua mente pare de se concentrar na tarefa à frente e garantirá que você não seja dominado pela tensão nervosa.

  • Faça uma refeição balanceada na noite anterior à corrida . A refeição ideal deve incluir proteínas, carboidratos e alguma gordura. Uma boa sobremesa também vai servir. Apenas certifique-se de manter o mesmo tipo de alimento que você comeu antes de iniciar o treinamento.

  • Tape e unte . Esta é uma regra essencial quando se trata do que devemos e não devemos fazer quando corremos uma maratona. Fita cirúrgica nos mamilos (masculinos e femininos) e vaselina entre as pernas, sob os braços e talvez nos dedos dos pés, se você tiver tendência a bolhas.

  • Divida a corrida em partes . Cinco milhas ou 5 km, para ajudá-lo a sentir que está fazendo progresso. Os corredores mais rápidos devem relaxar até 16 milhas (cerca de 25 km) e então tratar o resto como uma corrida de rua de 10 milhas.

  • Mantenha um ritmo uniforme em que você sabe que pode terminar . Use um relógio esportivo para monitorar seu ritmo e não se distraia com a emoção. Comece o relógio ao cruzar a linha de partida e, então, saberá seu verdadeiro ritmo e tempo para a distância.

  • Planeje cuidadosamente sua rota e tempo para o início , para que você não tenha pressa ou entre em pânico. Você terá tempo para aquelas coisas de última hora, como ir ao banheiro e se aquecer.

O que não se deve fazer em uma maratona

  • Se empolgar com a emoção da largada , corra rápido demais e então pare virtual em algum momento. É sempre melhor ultrapassar pessoas a meio caminho do que ser constantemente ultrapassado. Siga seu próprio ritmo.

  • Ficar em pé o dia todo para fazer compras ou fazer passeios na véspera da corrida . Pode ser tentador explorar ou passear um dia antes da corrida, especialmente se você estiver em uma nova cidade, mas isso só o deixará cansado antes mesmo de pisar no percurso.

  • Não tomar banho . Tomar um banho remove o óleo natural do corpo que ajuda o corpo a se manter fresco, o que é importante para prevenir a desidratação prematura.

  • Não usar nenhum equipamento de corrida novo, especialmente tênis . Todo o seu kit de corrida deve ser testado e experimentado nos dias e semanas antes da corrida.

  • Se hidratar demais antes e durante a corrida . Seu corpo só consegue absorver uma certa quantidade de líquido. Beber moderadamente durante a maratona é o melhor conselho. Seu treinamento deve ter lhe dado uma boa ideia de quanto você precisa consumir durante a corrida, dadas as condições do dia.