Dez principais dicas de treinamento de trekking

Dez principais dicas de treinamento de trekking

Tênis de Corrida

Aceitando um desafio de trekking de caridade? Evite a dor de bolhas e dores nas pernas com nossas dez principais dicas de treinamento desenvolvidas para torn√°-lo um trekker nas estrelas!

Muitas institui√ß√Ķes de caridade est√£o oferecendo desafios de trekking, ent√£o n√£o √© surpresa que o trekking esteja cada vez mais popular. Prepare-se adequadamente para sua caminhada com nossas 10 principais dicas de treinamento de trekking.

As caminhadas podem variar enormemente em termos de dist√Ęncias di√°rias, subida, descida e altitude, mas todas requerem uma prepara√ß√£o espec√≠fica para garantir que voc√™ obtenha o m√°ximo de sua viagem de trekking. Nossas 10 dicas de treinamento de trekking ‚Äď incluindo conselhos sobre equipamentos de trekking, nutri√ß√£o, hidrata√ß√£o e treinamento espec√≠fico de trekking ‚Äď ir√£o ajud√°-lo a se preparar corretamente para sua caminhada, para que voc√™ n√£o fique com bolhas e dores nas pernas ap√≥s o primeiro dia.

1. Comece seu treinamento de trekking cedo

Mesmo que sua viagem de trekking planejada esteja a 12 meses de dist√Ęncia, nunca √© cedo demais para come√ßar seu programa de condicionamento de trilha. Procure construir sua for√ßa e condicionamento f√≠sico gradualmente, dando a seu corpo tempo para se adaptar √†s novas demandas que voc√™ est√° colocando nele. Dessa forma, voc√™ pode desfrutar do seu treinamento de caminhada e evitar o risco de les√Ķes ao tentar fazer muito cedo.

2. Escolha o calçado correto para a sua caminhada

Cal√ßado de boa qualidade e adequado para a sua caminhada e treino de caminhada √© essencial. Um sapato de caminhada de apoio com prote√ß√£o de tornozelo √© importante, mas tome cuidado com as algemas de tornozelo que s√£o muito altas, pois podem irritar o tend√£o de Aquiles na base da panturrilha. Procure uma algema de tornozelo que est√° escavada na parte de tr√°s. Certifique-se de que suas botas de trekking estejam bem afundadas e seus p√©s bem ajustados ‚Äď o momento de bolhas √© agora, n√£o durante a sua caminhada. Ao comprar suas botas, tente comprar √† tarde, quando seus p√©s estiverem ligeiramente expandidos para que voc√™ obtenha o tamanho correto.

3. Não se esqueça de suas meias de caminhada

Com muito foco no calçado, é fácil esquecer o melhor tipo de meia para usar. As botas certas com as meias erradas vão estragar a sua viagem de trekking, então, ao experimentar as botas, use as mesmas meias que pretende usar na sua caminhada. Procure por materiais como Coolmax, que tem propriedades de absorção de suor, ou considere a nova linha Gore-tex que absorve o suor, mas também é à prova d’água.

4. Aumente a força das pernas com exercícios de ginástica

A força das pernas será fundamental para a sua caminhada, portanto, além do treinamento de caminhada que fortalecerá suas pernas, tente incluir exercícios de ginástica, como leg press e agachamento com pesos, ou avanços e agachamentos com peso corporal.

5. Construa seu treinamento de caminhada

O treinamento de caminhada ser√° a base de seu programa de treinamento e √© importante avan√ßar continuamente em dire√ß√£o aos tipos de dist√Ęncias que voc√™ percorrer√° em sua caminhada. Inicialmente, intercale dias de treinamento com dias de descanso, mas √† medida que seu condicionamento f√≠sico melhora, procure incluir alguns dias de treinamento ‚Äúconsecutivos‚ÄĚ, que reproduzir√£o mais de perto sua jornada real.

6. Treine em terreno semelhante para caminhada

O treinamento de caminhada √© essencial, mas tamb√©m √© importante tentar imitar as condi√ß√Ķes que voc√™ experimentar√° o m√°ximo poss√≠vel. Tente treinar em um terreno semelhante ao de seu local de caminhada. Por exemplo, para uma caminhada que inclui alpinismo, tente escalar um fim de semana como parte do seu treinamento. Al√©m disso, pratique com os mesmos cal√ßados e roupas e experimente com uma mochila carregada ‚Äď isso faz uma grande diferen√ßa na sua velocidade no solo.

7. Pratique usando sua mochila

√Č prov√°vel que voc√™ carregue itens como comida, bebida, roupas sobressalentes e possivelmente muito mais, ent√£o a escolha da mochila √© importante. Procure modelos com al√ßas ajust√°veis ‚Äč‚Äčpara o peito e cintura para que voc√™ possa posicion√°-lo corretamente nas suas costas e tamb√©m com al√ßas de compress√£o externa para que a carga n√£o se desloque. Mais tipos especializados t√™m bexigas remov√≠veis para consumo de l√≠quidos em tr√Ęnsito, mas lembre-se de que a √°gua e as instala√ß√Ķes de lavagem podem ser limitadas, portanto a esteriliza√ß√£o pode ser dif√≠cil. Pratique o uso da mochila (carregada) como parte do treinamento para se acostumar com o peso e a posi√ß√£o.

8. Use bast√Ķes de caminhada

Bast√Ķes de caminhada fazem uma grande diferen√ßa na sua caminhada. Leves e telesc√≥picos, eles aliviam a carga sobre os joelhos e coxas em descidas e oferecem ‚Äėduas pernas extras‚Äô em subidas √≠ngremes. Eles tamb√©m podem ser usados ‚Äč‚Äčpara ajudar a limpar a vegeta√ß√£o e t√™m v√°rios usos em um acampamento. Definitivamente um para tentar.

9. Hidrate-se frequentemente ao caminhar

Esteja você em um clima quente ou não, suas necessidades de fluidos aumentarão significativamente durante a caminhada. As perdas na respiração e na transpiração servirão para reduzir o volume sanguíneo, fazendo com que o coração tenha de trabalhar muito mais. Quando sentir sede, você já estará desidratado, portanto, experimente beber pequenas e frequentes quantidades de água ao longo do dia. Faça o teste de urina para monitorar sua hidratação: uma cor de palha clara indica que você está bem hidratado, qualquer coisa mais escura significa que você precisa beber mais.

10. Alimente sua caminhada

Da mesma forma que a hidrata√ß√£o, suas necessidades de energia aumentar√£o durante a caminhada. Procure fazer refei√ß√Ķes pequenas e frequentes e lanches em qualquer lugar para manter os n√≠veis de energia. Dependendo da parte do mundo, seus lanches favoritos podem n√£o ser abundantes, mas freq√ľentemente h√° frutas dispon√≠veis que s√£o f√°ceis de comer em movimento e excelentes para um aumento de energia. Durante o treinamento, experimente comer ‚Äėem movimento‚Äô, para se acostumar com a sensa√ß√£o de comida no est√īmago durante a caminhada.

Apto para caminhar

Quanto mais em forma você estiver antes de partir, mais fácil será sua jornada. Você terá despendido muito tempo, esforço (e provavelmente dinheiro também!) Para chegar ao local do seu trekking, então faz sentido tirar o máximo proveito de sua viagem estando em boa forma e tendo um kit adequado. Seguindo as dicas acima, você não apenas estará bem preparado para, possivelmente, a viagem da sua vida, mas também aproveitará muito mais sua experiência de trekking.

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