Dores e sofrimentos sofridos por novos corredores
Lesões e Recuperação

Dores e sofrimentos sofridos por novos corredores

Dores e sofrimentos são parte integrante da sorte dos corredores, especialmente no início. Então, quais dores o corredor deve esperar?

Dores e sofrimentos são parte integrante da sorte dos corredores, especialmente no início. Então, quais dores o corredor deve esperar?

Dores e sofrimentos são parte integrante da sorte dos corredores, especialmente no início. Então, quais dores o corredor deve esperar e são apenas uma parte normal de se tornar um corredor?

Mesmo que você seja ativo e ache que já está em forma, é muito provável que sinta dores nos músculos e possivelmente bolhas quando começar a correr. Os motivos pelos quais isso acontece com novos corredores geralmente são os seguintes:

  • Eles não se exercitam há algum tempo ou não estão acostumados a este nível de atividade extenuante
  • Eles se exercitaram demais nas sessões iniciais
  • Eles estão acostumados a um tipo diferente de exercício (por exemplo, um ciclista ou nadador forte não faz instantaneamente um bom corredor)

Por que meus músculos doem depois das primeiras corridas?

Dor muscular nos dias após uma corrida ocorre devido a pequenos rompimentos nas fibras musculares do corpo. O mecanismo de defesa do corpo entra em ação, conforme os glóbulos brancos vêm em socorro e o fluido se move para espaços que normalmente não ocupa, o que causa inchaço.

Dor muscular nos dias após uma corrida ocorre devido a pequenos rompimentos nas fibras musculares do corpo.

Este inchaço atinge as terminações nervosas, causando dor e parcialmente imobilizando-as. Com bastante frequência, esse inchaço e dor aumentam cerca de 48 horas após a corrida. É por isso que às vezes você pode se sentir bem no dia seguinte a uma corrida e, no dia seguinte, a verdadeira dor muscular vem.

Por que estou ficando com bolhas?

As bolhas são causadas pela fricção frequente da meia ou do sapato na pele, o que provoca a formação de fluido por baixo. Quanto mais fricção continuar, mais fluidas se formarão e maior será a bolha. Em alguns casos, a bolha estourará e exporá a pele, o que pode doer.

Os novos corredores geralmente ficam com bolhas porque seus pés não estão acostumados a correr e não tiveram a chance de endurecer, ou porque estão usando tênis de corrida novos que ainda não foram usados.

Só porque você comprou um par de tênis de corrida extremamente caro, depois de fazer uma avaliação completa da marcha em uma loja de tênis de corrida local, não significa que você estará necessariamente isento de bolhas. Algumas pessoas podem ter a sorte de evitar bolhas, enquanto para outras, elas precisam passar por bolhas para que seus pés endureçam.

Algumas dicas para novos corredores para evitar bolhas:

  • Certifique-se de que seus pés estão secos para que não se movam no tênis de corrida
  • Use palmilhas em tênis para um ajuste mais suave
  • Use o controle de umidade ou meias de corrida que absorvem o suor (meias de 'pele dupla' são ideais) em vez de algodão ou lã.
  • Certifique-se de que seus tênis de corrida se encaixem corretamente. Consulte uma loja especializada em corrida. Os sapatos de corrida muito apertados podem causar câimbras nos pés, enquanto os sapatos muito largos podem fazer com que os pés escorreguem.

Evitando dores e dores de corrida no início

A regra número um para começar a correr é não fazer muito cedo. Vá devagar, e se isso significa combinar um pouco de uma política de corrida-caminhada-corrida, então que seja. Ao tornar as coisas mais fáceis no início, você permitirá que seu corpo se acostume com o que você está pedindo e, assim, reduzirá suas chances de contrair uma lesão de corrida adequada - uma lesão que pode realmente impedi-lo de correr.

É importante não confundir essas dores e sofrimentos precoces com pequenas imperfeições e lesões que podem surgir à medida que você ganha mais consistência em sua corrida.

É importante não confundir essas dores e sofrimentos precoces com pequenas imperfeições e lesões que podem surgir à medida que você ganha mais consistência em sua corrida. Coisas como dores nas canelas, joelho de corredor, tendinopatia de Aquiles e fascite plantar são lesões comuns em corredores que geralmente ocorrem devido ao uso excessivo. Se você suspeita que pode estar ferido em vez de apenas sofrer as dores iniciais do corredor iniciante, procure ajuda profissional em vez de tentar adivinhar ou se autodiagnosticar.