Tênis de corrida todo-o-terreno
Equipamentos

Tênis de corrida todo-o-terreno

Este aumento na corrida off-road foi acompanhado por um aumento nos tipos de tênis disponíveis. Veja como um par de tênis de corrida off-road difere.

Este aumento na corrida off-road foi acompanhado por um aumento nos tipos de tênis disponíveis. Veja como um par de tênis de corrida off-road difere.

Este aumento na corrida off-road foi acompanhado por um aumento nos tipos de tênis disponíveis. Veja como um par de tênis de corrida off-road difere.

Nos últimos anos, houve uma grande mudança da corrida em estrada para a corrida off-road. Isso pode ser devido à maior liberdade que esse tipo de corrida dá ao atleta, mas também porque a corrida off-road é geralmente considerada melhor para prevenção de lesões, já que o solo costuma ser mais flexível e mais macio; bom para um esporte de carregamento de impacto como corrida.

Devido à natureza do terreno e às condições de solo, houve um repensar radical sobre o tipo de tênis de corrida necessário para lidar com as condições geralmente úmidas.

Devido à natureza do terreno e às condições de solo, houve um repensar radical sobre o tipo de tênis de corrida necessário para lidar com as condições geralmente úmidas. As sapatas existentes foram consideradas inadequadas, uma vez que a aderência era mínima em condições molhadas e escorregadias.

A parte superior do tênis off-road foi feita para ser mais resistente, já que o terreno costuma causar mais desgaste na parte externa do tênis em comparação com a corrida em estrada. A parte externa dos sapatos tinha uma aparência mais robusta e muitas vezes tinha proteção extra ao redor da área dos dedos (para evitar que as pedras atingissem os dedos e os machucassem).

Os cadarços foram trocados para oferecer melhor aderência quando molhado e a colocação do sistema de cadarço foi ligeiramente alterada para oferecer uma pegada melhor e mais firme no pé. As cores também mudaram. O tênis de corrida uniformemente branco se foi e agora estão mais as cores da montanha e os tons mais escuros. Isso criou um calçado muito diferente que oferece aos fabricantes mais possibilidades de personalizar suas marcas.

Como o solo costuma ser mais macio e há mais obstáculos a serem evitados, por exemplo, pedras e galhos no solo, os calçados foram projetados para ter um perfil mais baixo e abraçar mais o solo. O amortecimento ainda é importante, mas não tão importante quanto para superfícies de estrada duras, quando a absorção de choque extra é necessária. Os sapatos off-road precisam oferecer amortecimento vinculado às capacidades de aderência e aderência ao solo. O amortecimento foi reduzido apenas em alguns milímetros, mas o visual sugere um calçado muito mais elegante e discreto.

A aderência é um fator importante para o sucesso dos calçados off-road. É necessária muita aderência ao se aventurar em trilhas ou colinas ou mesmo apenas na grama molhada. Isso geralmente é na forma de tachas maiores e mais agressivas, ou ranhuras nas solas do sapato. A área de ataque do calcanhar também será mais resistente em comparação com uma área de calçado plano. Isso ocorre porque o calcanhar é a primeira área a atingir o solo durante a corrida (pelo menos para a maioria das pessoas), portanto, precisa oferecer uma boa aderência e uma transição suave até a ponta do antepé. Novamente, arvoredos maiores ou pregos mais agressivos são normalmente encontrados aqui, mas normalmente estão mais próximos para oferecer ainda mais aderência.

Sapatos off-road podem ser usados ​​nas estradas, mas a redução do amortecimento convencional significa que eles parecem duros e a aderência extra oferecida na grama e na lama não funciona bem nas estradas.

Sapatos off-road podem ser usados ​​nas estradas, mas a redução do amortecimento convencional significa que eles parecem duros e a aderência extra oferecida na grama e na lama não funciona bem nas estradas. Para corridas curtas em estradas, eles serão bons, mas você precisa pensar nos calçados off-road como um tipo diferente de calçado para um terreno diferente.