Como evitar contratempos de lesões
Lesões e Recuperação

Como evitar contratempos de lesões

A lesão em algum ponto é quase inevitável, mas o que você pode fazer para minimizar suas chances de contrair uma lesão por corrida.

A lesão em algum ponto é quase inevitável, mas o que você pode fazer para minimizar suas chances de contrair uma lesão por corrida.

A lesão em algum ponto é quase inevitável, mas o que você pode fazer para minimizar suas chances de contrair uma lesão durante a corrida?

Esperançosamente, ninguém que esteja lendo este artigo agora está ferido, mas parece ser inevitável que, em um estágio ou outro, você terá uma pequena coisinha ou uma lesão completa. Nunca é um bom momento para se machucar, mas se houvesse um momento melhor para se machucar, seria o mais longe possível da corrida escolhida.

1. Pare de correr

A melhor coisa a fazer quando sentir que algo não está certo durante a corrida é parar e fazer o tratamento. Os corredores podem ser notoriamente teimosos quando se trata de lesões e, muitas vezes, apenas tentam "fugir" e torcer para que melhore. No entanto, a falha em interromper a execução assim que algo falha geralmente é a diferença entre alguns dias de folga e algumas semanas de interrupção forçada da execução.

2. Consulte um fisioterapeuta ou fisioterapeuta

A maioria das lesões tende a se desenvolver devido ao uso excessivo dos músculos, devido a uma fraqueza em uma área específica ou simplesmente ignorando uma pequena coisinha que se transforma em algo pior. O melhor conselho que posso oferecer se você quiser evitar lesões é consultar um fisioterapeuta ou massagista uma vez a cada duas semanas.

Uma sessão de fisioterapia geralmente detectará quaisquer problemas que você possa ter antes que piorem e causem ainda mais problemas.

Uma sessão de fisioterapia geralmente detectará quaisquer problemas que você possa ter antes que piorem e causem ainda mais problemas. Por exemplo, você pode estar fraco em um lado do corpo e, como resultado, inconscientemente, está trabalhando com mais afinco no outro lado para compensar. Isso é bom por um tempo, mas essa compensação excessiva acabará cansando o músculo e causando um problema. É por isso que é importante eliminar esses problemas pela raiz antes que eles se desenvolvam.

Por exemplo, frequentemente tenho flexores de quadril tensos e isso causa tensão em meus tendões. É agravado por viajar longas distâncias em que você tem que se sentar na mesma posição por um longo período de tempo. Posso não perceber na hora, na verdade, pode levar até algumas semanas antes que eu perceba que está lá, mas eventualmente irei sentir. O número de milhas que corro a cada semana realmente destaca o problema e é por isso que faço uma correção nas minhas costas a cada duas semanas.

3. A dor será sentida na parte mais fraca do seu corpo

Gosto de encorajar as pessoas a imaginarem seu corpo como uma reação em cadeia em funcionamento. Se houver algo errado no início da corrente (por exemplo, nas costas), a dor pode realmente surgir na panturrilha ou no pé (parte inferior da corrente).

Se você tiver algo errado no início da corrente, a dor pode realmente surgir na parte inferior da corrente.

Isso significa que, embora você tenha dor na panturrilha, o problema pode não estar realmente aí. Seu corpo pode estar supercompensando e, portanto, a dor geralmente está no local onde está a parte mais fraca do corpo.

Vale a pena fazer um check-up no fisioterapeuta para ter certeza de que está tudo bem. Gastar um pouco de dinheiro em fisioterapia uma vez a cada duas semanas é sempre muito melhor do que ter que desembolsar muito dinheiro para exames e ainda mais fisioterapia quando o estrago estiver realmente feito.

4. Varie seu treinamento

Outro conselho que sempre dou às pessoas é variar o seu treinamento e não apenas treinar correndo. É muito importante usar também a academia para ajudar a corrigir as deficiências que um fisioterapeuta irá alertar. Lembre-se de que fazer exercícios simples pode fazer muita diferença quando se trata de prevenção de lesões. No final do dia, é por isso que a maioria dos corredores de longa distância usa a academia. Eles não procuram necessariamente ganhar músculos ou ficar massivos, mas simplesmente ter certeza de que são fortes o suficiente para suportar a quilometragem nas pernas.

Como eu disse no início, espero que ninguém esteja ferido agora, mas lembre-se, não ignore os sinais se algo acontecer!