Prepare os seus preparativos para a maratona
Maratonas

Prepare os seus preparativos para a maratona

Faça seus preparativos para a maratona corretamente para aumentar suas chances de gravar um PB. Descubra como garantir que você esteja o mais preparado possível.

Faça seus preparativos para a maratona corretamente para aumentar suas chances de gravar um PB. Descubra como garantir que você esteja o mais preparado possível.

Faça os preparativos para a maratona corretamente e você aumentará suas chances de gravar um PB. Descubra como garantir que você esteja tão preparado quanto o dia da corrida se aproxima.

1. Planejamento é tudo

Você trabalhou durante meses no dia da corrida, então não deixe nada ao acaso. Pense em como você viajará para a largada da corrida? Onde você vai estacionar? Existe algum lugar para deixar sua bagagem? Qual é o procedimento de registro? Todas essas questões precisam ser tratadas para que você possa liberar sua mente e se concentrar exclusivamente na corrida.

2. Conheça o percurso da maratona

Sim, são 26,2 milhas (ou 42,16 km), mas o que você sabe sobre o trajeto? Onde estão as seções de colina e quantas existem? Onde ficam os postos de bebidas, ou onde você acha que pode precisar posicionar um amigo ao longo do curso para lhe fornecer bebidas energéticas? Idealmente, você gostaria de ter percorrido parte da rota ou dirigido de antemão, mas isso nem sempre é possível; nesse caso, descobrir o máximo possível de outras fontes será inestimável.

3. Afinando para sua maratona

A falha em diminuir a velocidade adequadamente é responsável por muitos desempenhos ruins na maratona. A redução gradual é a oportunidade para você reduzir seu treinamento nas últimas semanas para permitir que seu corpo se recupere para a corrida. Afinar não significa não fazer nenhum treinamento, mas significa seguir um programa de redução gradual cuidadosamente estruturado que permite que seu corpo se recupere bem. Uma redução gradual bem executada pode proporcionar uma melhoria geral entre 5% e 10%, portanto, siga as diretrizes de redução gradual em seu plano.

4. Esteja preparado para o clima

Você precisa estar preparado para qualquer clima que surgir no dia da corrida. Algumas maratonas acontecem em um momento em que o tempo pode variar de neve a um glorioso dia de sol. Pense em algumas das estratégias que você empregou em corridas de treinamento anteriores, seja hidratação extra em um dia quente ou camadas em um dia frio. Ao estar preparado, você eliminou uma de suas áreas de incerteza e aumentou suas chances de sucesso.

5. 'Imagine' o sucesso na corrida

Uma área de preparação frequentemente esquecida é o treinamento mental. Técnicas de visualização em que você "imagina" imagens positivas de você correndo podem ajudar no desempenho. Imagine-se correndo em boa forma até o final. Pensar positivamente o ajudará a livrar-se de quaisquer pensamentos de fracasso. Quando as coisas ficarem difíceis durante a corrida, lembre-se dessas imagens positivas e elas o ajudarão a superar as dificuldades.

6. Alimente sua corrida

Para corridas de resistência, o corredor precisará armazenar glicogênio no fígado e nos músculos por meio da carga de carboidratos. Quanto mais carboidratos você pode armazenar, mais tempo levará até que você atinja a temida 'parede'. Coma os alimentos certos e concentre-se em uma alta ingestão de carboidratos na preparação para a corrida e tente manter seus estoques abastecidos enquanto corre, tomando bebidas energéticas a bordo em intervalos regulares.

7. Ande bem

Como qualquer pessoa que assiste ao atletismo na TV sabe, o atleta que sai de uma corrida de longa distância corre em ritmo acelerado desde a largada muito raramente, ou nunca, ganha. Comece muito rápido e você vai pagar por isso mais tarde, especialmente na maratona. Antes da corrida, calcule suas divisões (em intervalos de milhas ou km) e pratique a corrida nesse ritmo até que esteja travado em sua psique. No dia da corrida, escreva suas divisões nas costas da mão e verifique seu ritmo enquanto corre.

8. Manter o foco

Manter o foco durante a maratona não é fácil, especialmente quando o cansaço se instala, mas, ao se concentrar, isso o ajudará a economizar energia, mantendo a eficiência na corrida. Também o ajudará a seguir o caminho mais curto ao longo do curso. Os medidores de corrida sempre medem diagonalmente de ponta a ponta, então cortar as curvas é uma maneira infalível de economizar tempo e energia, o que pode ser especialmente importante ao correr uma distância de maratona!

Depois de colocar tanto esforço em seu treinamento e na fase de redução, a última coisa que você quer é explodir suas chances por não se preparar corretamente. Prestar atenção a todas as dicas delineadas acima com certeza melhorará seu desempenho, seja o seu objetivo apenas completar a corrida ou se estiver indo para um PB. Sua oportunidade de correr uma maratona não aparece com frequência, então certifique-se de não ficar com arrependimentos depois de correr a sua.

Crédito da foto: Byelikova Oksana / Shutterstock.com