Táticas para corridas de 10k
Corridas de 10k

Táticas para corridas de 10k

Aprenda táticas de corrida inteligentes e acerte sua abordagem para garantir que sua corrida de 10k corra conforme o planejado.

Aprenda táticas de corrida inteligentes e acerte sua abordagem para garantir que sua corrida de 10k corra conforme o planejado.

Aprenda táticas de corrida inteligentes e acerte sua abordagem para garantir que sua corrida de 10k corra conforme o planejado.

Se você treinou bem, a última coisa que você quer é comprometer um bom desempenho de 10k empregando táticas de corrida ruins. Mesmo os erros táticos mais simples podem custar-lhe minutos e ser a fonte de muita frustração pós-corrida.

Por esta razão, você deve se aproximar a cada 10k com uma estratégia de corrida. No entanto, esteja preparado para ser flexível, pois pode ter que adaptar seu plano de corrida em movimento para levar em consideração as condições do tempo, como você está se sentindo e o que os outros corredores fazem. Com isso em mente, aqui estão algumas dicas para ajudá-lo a executar um 10k inteligente, rápido e experiente.

Definindo seu ritmo

Existem muitos fatores que entram em jogo ao planejar sua estratégia de corrida, mas essencialmente trata-se de ir do início ao fim no menor tempo possível, com pouca energia sobrando no final. Parece fácil no papel, mas na realidade muitas vezes está longe de ser simples. Seu ritmo deve ser baseado em seu nível atual de condicionamento, a natureza do curso e as condições meteorológicas.

Os corredores de 10k mais espertos são aqueles que distribuem seus esforços ao longo da corrida, executando divisões uniformes ou negativas.

Os corredores de 10k mais espertos são aqueles que distribuem seus esforços ao longo da corrida, executando divisões pares ou negativas (onde a segunda metade da corrida é executada mais rápido que a primeira). Enfrentar a corrida desta forma significa que a energia é consumida de forma mais econômica e aumentará drasticamente sua probabilidade de terminar em seu melhor tempo pessoal. Se você correr muito rápido, a taxa de queima de glicogênio aumentará, resultando no acúmulo de lactato mais rápido do que pode eliminá-lo e será forçado a desacelerar.

Conheça o curso

O perfil ou topografia do curso pode realmente impactar sua estratégia de ritmo, então vale a pena fazer seu dever de casa e fazer algumas pesquisas com antecedência. Se houver várias colinas, especialmente na última metade da corrida, você precisa considerá-las em sua estratégia de ritmo e economizar energia para elas. Também ajuda saber se há voltas e mais voltas apertadas, para que você possa antecipá-las com antecedência, principalmente se estiver correndo em um grupo grande.

Muitas corridas terão marcadores de distância em contagem regressiva, entretanto, você pode querer fazer uma anotação mental da reta final ou escolher um ponto de referência adequado para que você possa cronometrar seu término de sprint com perfeição. Se a corrida for em um circuito, você pode conferir a reta final durante o aquecimento.

Trabalho em equipe

Se você conhece um outro corredor que está atirando pelo mesmo tempo que você, por que não concorda em formar uma equipe e compartilhar o trabalho durante a corrida? Contanto que você tenha estratégias de ritmo semelhantes, você pode se revezar para liderar um ou dois quilômetros de cada vez, enquanto o outro aproveita os benefícios de esboçar e, portanto, conservar energia.

O trabalho em equipe 10k pode realmente ajudar você a manter o ritmo e a motivação e é mutuamente benéfico.

O trabalho em equipe 10k pode realmente ajudar você a manter o ritmo e a motivação e é mutuamente benéfico. Se, no entanto, o piloto em você não consegue resistir a um bom e velho tapa, então por que não concordar que vocês vão se ajudar até as 9 km e no quilômetro final é cada homem ou mulher por si!

Concentre-se em torno da marca de 7 a 9 km

Mesmo se você correr uma corrida bem ritmada, em torno da marca de 7 km é geralmente onde começa a acertar. Freqüentemente, é neste ponto dos 10k que você pode realmente começar a perder a concentração e permitir que seu ritmo se desvie se não for cuidadoso. Se você quiser correr uma segunda metade forte de 10k, então você precisa se comprometer e se concentrar entre 7km e 9km. Se houver marcadores de distância, é uma boa ideia quebrar o terço final da corrida mentalmente e se concentrar apenas em um quilômetro de cada vez. Pense em manter um bom ritmo, tente ficar relaxado e mantenha sua forma e taxa de respiração.

Curiosamente, o último quilômetro de uma corrida muitas vezes se resolverá sozinho. Tanto física quanto psicologicamente, os corredores são muito bons em farejar para casa e muitas vezes experimentam uma onda de emoções positivas e adrenalina que alteram a percepção do esforço quando se aproximam da linha de chegada.